Os 14 pontos

Passos a se seguir para evitar contaminação

Uma pergunta importante a ser feita ao seu cirurgião é se ele segue ou não o plano de 14 pontos?

O que sabemos de anos de estudos é que contaminação bacteriana é a provável causa|efeito de uma infecção subclinica que pode ser a causa de contratura capsular (endurecimento, dor e deformidade apos a cirurgia dos implantes), principal causa de troca de prótese.

E nos sabemos é que essa contaminação pode acontecer na hora da colocação do implante, e uma vez aderida ao implante, é virtualmente impossível remover. Por isso é tão importante evitar ou ao menos minimizar a contaminação do implante durante a cirurgia.

O plano de 14 pontos foi desenvolvido exatamente para minimizar o número de bactérias que podem contaminar os implantes mamários no momento da cirurgia. Reduzindo a contaminação, os índices de seroma, hematoma, contratura capsular e provavelmente do ALCL.

Foi publicado pela primeira vez em 2013 e desde então tem sido amplamente adotado em várias partes do mundo. O plano de 14 pontos descreve estratégias comprovadas que o cirurgião deve seguir durante a cirurgia de implantes mamários, reduzindo o número de bactérias que podem contaminar a superfície do implante mamário.

O que são os 14 pontos?
Abordagem Asséptica

1. Profilaxia com antibióticos.
  2. Colocar prótese através de incisão pelo sulco mamário.
  3. Usar Nipple Shield, adesivos nas aréolas, para prevenir a saída de bactérias durante a cirurgia.
  4. Realizar cuidados a dissecção atraumática dos tecidos para minimizar tecido desvasularizado.
  5. Hemostasia prospectiva, queima o vaso antes do sangramento(sangue é comida para bactérias).
  6. Evitar dissecar do parênquima mamário.
  7. Dual Plane / Grip Plane.
  8. Pocket Irrigation – Lavagem com solução.
  9. Minimizar a contaminação implante / Pele – Funil de inserção.
  10. Reduzir o tempo de abertura do implante / Evitar tirar e colocar provadores de tamanho.
  11. Trocar as luvas, usar material novo ao colocar o implante.
  12. Evitar usar drenos.
  13. Fechamento por camadas utilizando fios farpados.
  14. No pós-operatório recente, evitar procedimento invasivos(Ex.: Dentários). Caso seja necessário, utilizar antibióticos profiláticos.