Ninfoplastia
A cirurgia íntima que reduz e corrige assimetrias dos pequenos lábios vaginais.
A cirurgia íntima que reduz e corrige assimetrias dos pequenos lábios vaginais.
A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético ou, até mesmo, quando há dor durante a relação sexual.
Quando indicada, a ninfoplastia também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Na maioria dos casos, a estética e o incômodo psicológico durante a exposição ao parceiro na relação sexual é a motivação para a ninfoplastia. Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina, levando à infecções constantes, como a candidíase.
A cirurgia também é indicada para casos em que o tamanho exagerado dos pequenos lábios pode causar dor durante uma relação sexual. O incômodo acontece devido a estas estruturas acabarem se dobrando para dentro da vagina, durante a penetração. Podem surgir, até mesmo, pequenas lesões devido ao atrito.
Normalmente, utiliza-se anestesia raquidiana ou peridural, com sedação simples, para que a mulher durma durante o procedimento. Como opção, pode-se usar anestesia local, com sedação. Nesses casos, é possível deixar o hospital no mesmo dia.
Parte dos pequenos lábios é retirada e essas estruturas são reconstruídas nessa cirurgia. O material utilizado nos pontos, normalmente, é absorvível, ou seja, não precisa ser retirado posteriormente. As cicatrizes costumam ser discretas. O procedimento dura, em média, de 40 a 90 minutos.
Quando a cirurgia objetiva melhorar o aspecto dos grandes lábios, pode-se fazer, basicamente, duas abordagens:
A decisão do quanto retirar é tomada pelo médico cirurgião plástico. Ele irá extrair a quantidade correta para o benefício estético, pensando, também, na função dos pequenos lábios.
O objetivo é eliminar o excesso, ou seja, a porção dos pequenos lábios que fica aparente quando a mulher está em posição normal. O cirurgião plástico e o ginecologista são os profissionais mais indicados para esse tipo de cirurgia.
As relações sexuais podem ser retomadas após 30 ou 45 dias após a cirurgia.
É preciso que os pontos estejam resistentes e não estejam visivelmente frouxos, para resistir ao atrito na região e não se abrirem.
O repouso deve ser mantido pelo período de dois a três dias após a cirurgia.
Depois disso, quem trabalha sem realizar grandes esforços físicos pode voltar à rotina.
Quem trabalha com esforço físico ou que precisa caminhar muito, deve esperar três semanas para retornar ao trabalho.
É possível retornar gradualmente aos exercícios físicos três semanas após a cirurgia. É indicado evitar exercícios que pressionem a região operada, como a bicicleta.
A higiene da região íntima é feita normalmente, com água morna e sabonete neutro.
Não é necessário o uso de sabonetes específicos para a genitália da mulher, tampouco o uso de substâncias antissépticas.
Recomenda-se que a mulher limpe a região com água e sabonete depois de urinar.
Alguns médicos usam uma espécie de “cola cirúrgica” para impermeabilizar o local da incisão da cirurgia íntima.
Esse produto impede que secreções entrem em contato e infectem a região.
Nesse caso, a secagem simples com papel higiênico é suficiente. Quando estiver na rua, a mulher deve se lembrar de carregar sempre lenços umedecidos, que ajudam na limpeza.
O ideal é a mulher não menstruar logo após a cirurgia, o que pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias, por exemplo.
Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação.
Caso a mulher menstrue, a recomendação é de que seja usado o absorvente interno, uma vez que o externo pode abafar e aquecer a região.
A mulher deve usar calcinhas frouxas de algodão e roupas confortáveis, que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa.
Depois de 30 dias, a incisão já está cicatrizada. Portanto, é possível visualizar os resultados parciais da ninfoplastia.
Depois de 90 dias, o inchaço já está reduzido e é possível ver o resultado final.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação, custos ou demais temas, diretamente para o Cirurgião Plástico.